Digitofagia

Ricardo Rosas e Giseli Vasconcelos (orgs.). Net_cultura 1.0: Digitofagia.
São Paulo: Radical Livros, 2006.
ISBN: 85-98600-04-8

Finalmente saiu o livro Net_cultura 1.0: Digitofagia, organizado por Ricardo Rosas e Giseli Vasconcelos e publicado pela Radical Livros. O livro traz como ano de publicação 2006, o que quer dizer que alguma coisa aconteceu durante 2007 e 2008 para ele sair só agora. Mas enfim, antes tarde do que nunca!

O produto é interessante. Um livro bem acabado, com um visual meio estranhão, com grandes detalhes cartunescos e cheio, cheio de tarjas pretas que devem ter algum significado que me escapa mas que, no final, parecem um grande desperdício de tinta.

Além de um prefácio dos organizadores e uma introdução de Geert Lovink, o livro traz 33 textos super variados, divididos em seções intituladas “Políticas do sampler”, “Imagem-ação”, “Sons e sistemas”, “Teorias táticas”, “Coletivações”, “Linkanias” e “Intervenções digitais”. Ainda estou lendo, por isso não vou dizer nada sobre os textos.

Tem um texto meu no livro: “O analógico e o digital: tecnoestética, micropolítica e fetichismo na música eletrônica”. Trata-se de uma versão mutilada e muito estranha (não sei onde estava com a cabeça…) de minha apresentação na 24a Reunião de Brasileira de Antropologia (ABA 2004).

Meu envolvimento com o projeto que resultou nesse livro se deu por meio de nosso colega Chico Caminati. Quando estávamos começando a fazer um som eletrônico juntos (quando a Ju ainda fazia parte do subradio), pudemos nos apresentar no festival Digitofagia (2004) no MIS em São Paulo, que fez parte das preparações para esse livro. Além disso, graças a um amigo apresentado pelo Chico (o Pajé), fui convidado para participar da conferência Submidialogia (Unicamp, 2005), onde fiquei conhecendo melhor a plataforma Waag-Sarai, financiadora do livro.

O livro tem textos de todos os tipos, escrito por pessoas muito diferentes e de regiões diversas do Brasil. Altamente recomendável para todos aqueles interessados em conhecer idéias originais e atuais sobre e de mídia tática do terceiro mundo para baixo.

Pedro P. Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s