El modo de existencia de los objetos técnicos

Em 2007, os leitores na Argentina tiveram acesso a El modo de existencia de los objetos técnicos, tradução de Margarita Martínez e Pablo Rodríguez para Du mode d’existence des objets techniques de Gilbert Simondon, publicado pela Editorial Prometeo. A tradução tem soluções excelentes, outras (poucas) discutíveis. A julgar pelos antecipos, as ramificações da influência de G. Simondon nesse país serão fulgurantes. Espera-se que L’individuation… seja em breve editada em espanhol.

Ao apresentar o pensamento de Simondon e suas convergências com outros filósofos da técnica e teóricos da informação, como Bateson, Pablo Rodríguez escreve que “individuar es resolver um problema existencial”, “todo ser, sea que pertenezca al reino de lo meramente físico, de lo vital, de lo psíquico, de lo social o de lo técnico, tiene un problema que debe resolver a través de un proceso de ‘individuación'”. G. Simondon como filósofo seria um naturalista de um mundo no qual a natureza foi subsumida no artíficio; ele abriria, porém, vias para pensar o cosmos que acreditávamos exaurido.

No número seis da Revista Artefacto foram publicadas as introduções dos dois livros de Simondon. Como os integrantes de seu grupo editorial, essa revista forma parte da “máquina” do curso de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. Com critérios editoriais próprios, ela tem gerado um meio de troca de idéias em torno da questão da técnica que não se limita àquele espaço. Alguns dos textos da versão impressa podem ser encontrados em: http://www.revista-artefacto.com.ar. Há pontos de correspondência precisos, e também afinidades diversas, entre as pesquisas do CTeMe e as deles.

Cecilia Diaz Isenrath

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s